Açores já têm certificação ‘Ouro’ como destino sustentável
O anúncio foi feito pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, na sessão de abertura do Azores Tourism Summit 2024, evento que decorreu em Ponta Delgada.
Na abertura do evento, o Presidente do Governo Regional revelou que os Açores já detêm o 1.º Nível de Ouro da certificação como “Destino Sustentável” outorgado pela EarthCheck.
“Este certificado, que agora celebramos, representa não só resiliência, mas também uma atitude comprometida com o futuro”, destacou José Manuel Bolieiro.
Esta certificação visa assegurar aos viajantes um destino comprometido com práticas sustentáveis e proporcionar uma experiência de turismo ecológico e de qualidade, em linha com os objetivos estratégicos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
José Manuel Bolieiro aproveitou para destacar a necessidade de os Açores serem exemplo e liderarem pelo exemplo, promovendo “práticas de descarbonização e sustentabilidade em todas as atividades”, com foco no setor turístico, numa missão de responsabilidade ambiental e compromisso com o planeta.
Destacando os bons resultados turísticos dos Açores nos últimos anos, o governante reforçou que “temos de ser otimistas em aproveitar o nosso contexto para fazermos bem um desafio que temos de desenvolvimento, progresso e afirmação de identidade e de excelência”.
Refira-se que a iniciativa Azores Touris Summit integra-se no Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores 2030 (PEMTA2030), que prioriza a distribuição de fluxos turísticos entre as ilhas e a mitigação da sazonalidade, incentivando os açorianos a explorar as belezas da sua própria região com acesso a tarifas especiais e experiências exclusivas.