Açores com condições de excelência para formação de profissionais para o turismo

A afirmação foi proferida pela secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores, Maria João Carreiro, aquando da apresentação da II edição do “Week Food Lab”, que vai decorrer de 27 de outubro a 1 de novembro, em Ponta Delgada.
Na ocasião, a governante enalteceu as condições de excelência que a Região oferece para a formação e qualificação de profissionais para as diferentes áreas associadas ao setor do turismo. Entre as ofertas de formação estão os cursos profissionais de nível IV e de Aprendizagem ao Longo da Vida, que incluem horas de aprendizagem em contexto real de trabalho nas empresas açorianas, e iniciativas como o “Week Food Lab” que junta formandos açorianos com chefs nacionais e estrangeiros distinguidos com Estrela Michelin.
“O turismo está a crescer nos Açores e com esse crescimento estão a surgir oportunidades de formação e qualificação nas Escolas Profissionais e Entidades Formadoras Certificadas que podem e devem ser aproveitadas não só por jovens em idade escolar, mas também por adultos em situação de desemprego ou que pretendam mudar de área profissional”, observou.
Maria João Carreiro sublinhou, ainda, que o setor do turismo oferece “oportunidades de emprego e de carreira”, estando atualmente em oferta nas Escolas Profissionais para o ano letivo 2025/2026 um total de 15 novos cursos nas áreas da hotelaria e restauração e turismo e lazer, num total de mais de 300 vagas.
Para a governante açoriana, “o talento dos trabalhadores diferencia e qualifica o turismo na Região”, sendo um “contributo determinante para criar valor nas empresas e na economia que deve ser reconhecido”, defendendo, por isso, a necessidade de continuar “a dignificar as profissões do turismo para atrair mais trabalhadores para um setor que está a crescer”, nomeadamente através da valorização dos trabalhadores com formação e da estabilidade laboral e dos rendimentos.