ACISO adia para Junho Workshops Internacional de Turismo Religioso
A 10ª edição do evento promovido pela ACISO vai agora acontecer nos dias 23 e 24 de Junho. O adiamento em mais de um mês fica a dever-se, segundo a organização, ao aumento do número de casos de Covid.
Já com cerca de 250 inscritos e marcado inicialmente para os dias 10 e 11 de março, o X Workshop Internacional de Turismo Religioso (WITR) tem uma nova data, 23 e 24 de Junho, embora o local seja o de sempre: Fátima.
Em nota à imprensa, a Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), organizadora do evento, em colaboração com os municípios de Ourém e da Guarda e com o Santuário de Fátima, fez saber que, dado “o recente aumento dos casos de covid-19 pelo mundo”, achou “prudente adiar a data de realização do evento, garantindo as melhores condições de higiene e segurança neste encontro mundial de profissionais, que engloba a realização milhares de reuniões de negócio”.
A mesma entidade justificou que com a decisão do adiamento, a organização pretende “viabilizar a vinda dos diversos inscritos, por forma a que o IWRT tenha o retorno esperado junto de todos os empresários presentes, uma vez que este evento tem especial importância para o setor (…), através da promoção de Portugal como destino privilegiado de turismo religioso e do reforço da posição da Fé no contexto do setor turístico mundial”.
Segundo a ACISO, os “X IWRT são particularmente importantes (…), por se realizarem após um longo período em que o turismo religioso foi bastante afetado pela pandemia, tornando-se necessário contribuir para a retoma”.
Depois de em 2021 a IX edição deste encontro de turismo religioso ter decorrido apenas online, este ano os empresários do setor vão poder reunir-se presencialmente no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, embora continue a estar prevista a participação virtual para os que não possam estar presentes na Cova da Iria.
Dirigido particularmente aos operadores turísticos nacionais, agentes de viagem e hoteleiros, os trabalhos vão também contar com a participação de operadores de “mercados consolidados e emergentes”, adianta a organização.
A promoção de uma bolsa de contactos de negócio, a promoção internacional de Portugal enquanto destino privilegiado de turismo religioso e o reforço da importância do turismo religioso no contexto do setor turístico mundial são os principais objetivos do workshop.
Em paralelo ao programa principal, terão lugar workshops sobre a “Herança Judaica”, na Guarda, e “Experiências turísticas em Fátima e na Região”.