Tiago Encarnação: “Acho que vamos atingir o valor do ano passado. Agora é uma questão de saber se o superamos ou não”
À margem da apresentação da programação para a Madeira, que decorreu na quarta-feira, 18 de setembro, em Lisboa, o diretor de operações da Lusanova, Tiago Encarnação, afirmou aos jornalistas que o operador continua numa trajetória de crescimento, embora este ano o ritmo tivesse abrandado um pouco.
Em conversa com os jornalistas, Tiago Encarnação começou por fazer notar que “a Lusanova sempre foi especialista na área dos circuitos e na área das férias culturais”, apesar de ter também alguns destinos de praia. Já mais diretamente em termos do balanço da atividade até ao momento, afirmou que a nível europeu, no que se refere aos circuitos “continuamos a crescer, não crescemos tanto como ano passado, mas continuamos na tendência de crescimento a nível dos circuitos europeus”.
Já as grandes viagens “este ano cresceram mais do que o ano passado, portanto, conseguimos a recuperação” já que este tipo de viagens tinha registado “um crescimento moderado o ano passado”.
Contas feitas, “o ano, até agora, correu-nos bem. Vamos agora ver o quarto trimestre”, disse o diretor de operações da Lusanova, referindo que “as reservas caíram um bocadinho, mas ainda faltam três meses até o final do ano” e é conhecido que “o boom das grandes viagens é antes do verão ou depois do verão, agora nesta altura”. A propósito precisou que “a Argentina e o Chile vende-se muito a partir de agora, até março, que corresponde ao verão austral”.
Operador já tem à venda pacotes para os mercados de Natal e muita programação para o final do ano
Traçando perspetivas até ao final do ano, Tiago Encarnação avançou que “acho que vamos atingir o valor do ano passado. Agora é uma questão de saber se o superamos ou não”, tendo em conta que há produtos, como é o caso da Madeira, que já não são tão sazonais como eram, frisou.
Sobre as apostas do operador para o final do ano, além da Madeira, a Lusanova apresenta também a ilha de São Miguel, nos Açores, a que se juntam “alguns circuitos a nível europeu, que temos sempre todos os anos, e alguns City Breaks”.
Também para a parte final do ano, o operador tem já no mercado propostas para circuitos e também para os mercados de Natal. Para o Natal e o fim de ano “vamos ter os nossos circuitos ibéricos, que temos todos os anos, que vamos lançar nas próximas semanas”, adiantou o responsável.
Sobre a parceria com o Turismo da Madeira para o lançamento da programação do operador para o destino, Tiago Encarnação destacou que “a Madeira já faz parte do nosso portfólio há algum tempo. Nós sempre vendemos Madeira, apenas nunca a tínhamos vendido de uma maneira tão regular, mas sempre tivemos muitos circuitos a nível de grupos fechados para a Madeira”.
Relativamente à programação para a Festa da Flor, um dos grandes cartazes turísticos da região, o diretor de operações da Lusanova adiantou mesmo que “é um dos eventos que se vendem bem”, tanto assim que “para o próximo ano já estamos praticamente com tudo vendido”.
Acima de tudo, acho que nós, a partir da pandemia, começámos a olhar para a Madeira com outro ângulo e a Madeira também começou a olhar com o mesmo ângulo, que é diversificar a oferta e a Madeira não ser só para um determinado segmento. Por isso, a partir de 2020, depois da pandemia, lançámos a Madeira Aventura” que são “excursões individuais, feitas em circuito, que englobam passeios em jipe pela Madeira, e atividades mais radicais e mais de aventura, para um segmento mais jovem” , ou seja, “começámos a diversificar para além dos circuitos tradicionais”.
Lembrando que o operador tem, desde a pandemia, um catálogo online só com a Madeira, “fazia sentido voltarmos outra vez a promover o destino”, considerou.