Accor quer abrir mais de 300 hotéis até final do ano
Após ter aberto, em 2021, 288 hotéis e resorts a que corresponderam 41.000 novos quartos, a Accor planeia agora a abertura de mais de 300 unidades até ao final de 2022.
Animado com o que espera venha a ser a recuperação do turismo ao longo do ano em curso, o Grupo Accor anuncia que tenciona abrir mais de 300 novos hotéis e resorts em 2022 e que “possui um pipeline de desenvolvimento robusto que está idealmente posicionado para retornar o crescimento e corresponder de forma positiva à recuperação do setor de viagens”.
Além disso, com os segmentos de luxo e premium a representarem “cerca de 40% das aberturas futuras” e com a recuperação constante do setor das viagens e turismo, o Grupo espera ver um forte crescimento nas suas taxas de ocupação ao longo não apenas deste ano como dos próximos
“O desenvolvimento é o motor que impulsiona a Accor e nossa capacidade de oferecer o portfólio de marcas mais diversificado do mundo permite que nos destaquemos no mercado”, afirma Agnès Roquefort, diretora global de desenvolvimento, citada na nota do Grupo.
“Ao longo de 2021, os hoteleiros nos procuraram por causa do aumento significativo de receita que as poderosas plataformas de vendas, a distribuição e a fidelidade da Accor proporcionam, e sua satisfação vem de saber que temos uma marca que corresponderá à sua propriedade, aos perfis dos seus hóspedes e à estética local. É aqui que continuaremos a concentrar nossos esforços em 2022, com o objetivo de entregar o produto certo ao mercado certo, com o parceiro certo, sempre”, acrescentou a responsável.
288 novos hotéis e resorts em 2021
Recorde-se que em 2021 a rede abriu 288 hotéis e resorts que corresponderam a 41.000 novos quartos. Este aumento levou a que a rede total do Grupo em operação ascenda a mais de 5.300 hotéis e 778.000 quartos, com mais de 1.200 propriedades e 214.000 quartos em preparação.
De acordo com a informação veiculada pelo grupo, o desempenho de desenvolvimento da empresa, o ano passado, foi particularmente forte na Europa, China e Médio Oriente. A Europa representou o primeiro mercado da Accor com 153 novos hotéis assinados, o que representou um crescimento de +20% em relação a 2020. A China ocupou o segundo lugar, embora tenha registado o maior crescimento percentual: +39% do que em 2020, enquanto a Índia do Grupo, Em termos de valor geral, a região IMEAT (Índia, Médio Oriente, África e Turquia é agora o maior motor de crescimento da Accor.
O Grupo destaca, também, que mais de 40% dos seus projetos de desenvolvimento em todo o mundo não são construções de raiz, apenas envolvendo a recuperação e reforma de edifícios existentes, “de acordo com os compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG) da empresa”.
Ano marcado por estreias
Para a Acor, 2021 foi “um ano de estreias” em que alcançou marcos como a assinatura de um número recorde de projectos na China, o anúncio dos dois primeiros destinos do Orient Express no mundo: o Orient Express Grand Hotel de la Minerve, em Roma, e o Orient Express Diriyah Gate em Riad, na Arábia Saudita. Somou-se o anúncio, em Dezembro, de um projeto de turismo ferroviário, o Orient Express La Dolce Vita, que receberá passageiros já em 2023.
Outro marco de luxo incluiu o primeiro Banyan Tree no Oriente Médio, Banyan Tree Doha La Cigale Mushaireb no Qatar, que fez sua estreia oficial em 2021. A segunda unidade desta marca na mesma região surgirá ainda em 2022, no Vale Asher, na Arábia Saudita.
O Grupo sublinha no entanto que, apesar de as suas ofertas de luxo e premium continuarem a “aumentar o valor do portfólio de desenvolvimento do Grupo”, os segmentos económicos e de médio porte estão longe de serem esquecidos, até porque “continuam a impulsionar o volume”. Segundo o Grupo, “esse equilíbrio é fundamental para o modelo de desenvolvimento bem-sucedido da Accor, proporcionando ao Grupo poder e flexibilidade para aproveitar as oportunidades de crescimento no momento em que surgem”.