Abertas candidaturas à linha de apoio ‘Incêndios 2022’
Encontram-se já abertas as candidaturas à ‘Linha de apoio à tesouraria para empresas turísticas – incêndios 2022’. O despacho normativo desta linha de apoio, dotada de três milhões de euros, foi publicado esta terça feira, 18 de outubro.
Recorde-se que a ‘Linha de apoio à tesouraria para empresas turísticas – incêndios 2022’ é “uma medida de ação extraordinária que visa o apoio social e económico de emergência às populações, empresas e municípios atingidos pelos incêndios de julho e agosto” deste ano, segundo se lê numa nota no portal business do Turismo de Portugal.
Com uma dotação global de três milhões de euros, esta linha de apoio às empresas turísticas, foi publicada pelo Despacho Normativo n.º 13/2022, de 18 de outubro. Trata-se de um “instrumento de financiamento de natureza reembolsável sem juros remuneratórios para apoiar as necessidades temporárias de acréscimo de fundo de maneio, incluindo a amortização de contas correntes ou liquidação de financiamentos de curto prazo (até 1 ano)”.
Dirigida a micro, pequenas e médias empresas certificadas que desenvolvam atividades turísticas nos territórios afetados pelos incêndios deste verão, o financiamento desta linha de apoio é reembolsável sem juros remuneratórios, pelo prazo de sete anos, tendo um período de carência de capital de 18 meses. O financiamento pode ir até 50% do volume de negócios de 2019 ou de 2021, consoante o mais favorável, com um limite máximo de 150 mil euros.
Os interessados podem apresentar a sua candidatura através de formulário eletrónico no Sistema de Gestão de Projetos de Investimento (SGPI) disponível no portal do Turismo de Portugal.