Abertas as candidaturas ao Programa Transformar Turismo
Com uma dotação de 20 milhões de euros, o Transformar Turismo que vai ser objecto, no próximo dia 21 de Janeiro, de um webminar de formação dirigido a potenciais promotores, conta com duas linhas de apoio tendo em vista a criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, conta com duas linhas de apoio.
“Territórios Inteligentes” e “Regenerar Territórios” são as duas linhas de apoio incluídas no Programa Transformar Turismo, com candidaturas abertas desde dia 10 de Janeiro. A primeira conta com uma dotação global de 4 milhões de euros e está aberta até 31 de Dezembro, enquanto a linha Regenerar Territórios, dotada de de 16 milhões de euros, estará em vigor até 31 de Dezembro de 2023. As candidaturas podem ser apresentadas através da plataforma SGPI do Turismo de Portugal.
De acordo com o Turismo de Portugal, presente Programa pretende “apostar na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente”.
Para cumprir este desiderato, o Transformar Turismo conta com duas linhas de apoio diferenciadas. Concretamente “Territórios Inteligentes” e “Regenerar Territórios”, sendo ambas destinadas entidades públicas e privadas do sector que, sublinha o Turismo de Portugal”, se apresentem “preferencialmente agrupadas em projectos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Colectiva, que tenham como pano de fundo a valorização e inovação turística dos territórios através de projectos que estimulem actividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronómico”.
Sublinhe-se que o Turismo de Portugal vai organizar no próximo dia 21, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projectos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio.
De recordar que o Programa Transformar Turismo sucede ao Programa Valorizar, criado em 2016 para apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. De acordo com o Turismo de Portugal, em quatro anos este programa recebeu mais de 2.000 candidaturas que se traduziram num investimento superior a 500 milhões de euros e um apoio financeiro de 115 milhões de euros.