ABAE atribui 432 Bandeiras Azuis a Portugal este ano

O presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, anunciou esta quinta-feira, 27 de abril, a atribuição de um total de 432 Bandeiras Azuis em 2023. O Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, serviu de palco para a revelação das 394 Praias (+1 que em 2022), 17 Marinas e 21 Embarcações Ecoturísticas galardoadas pelo Júri Internacional.
As praias que este ano vão sustentar a Bandeira Azul estão distribuídas por 103 municípios, com destaque para Coruche e Montemor-o-Velho, que candidataram as suas praias pela primeira vez.
A nível internacional Portugal ocupa o segundo lugar no que diz respeito ao número de embarcações ecoturísticas galardoadas, assim como de praias do interior com Bandeira Azul. Entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, Portugal, em 2023, mantém a sexta posição.
Em 2023 o Programa Bandeira Azul vai trabalhar a Geodiversidade das zonas balneares e sair do seu meio tradicional, desafiando os promotores a, também, abandonarem a sua zona de conforto e a colocarem os pés em terra firme.
“Sem esquecer o mar e as ameaças à sua biodiversidade, pretende-se olhar para baixo e trabalhar sobre outro tipo de diversidade, a Geodiversidade. No ano em que se assinala pela primeira vez o Dia Internacional da Geodiversidade, uma iniciativa portuguesa, a Bandeira Azul propõe-se a contemplar a natureza que existe no mundo das formações rochosas, dos afloramentos e dos assoreamentos. Uma natureza que é património e vale a pena conhecer, compreender e preservar”, pode ler-se na nota de imprensa.
A Cerimónia Oficial de Hastear da Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, enquanto o primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Fluvial vai realizar-se na Praia Fluvial do Reconquinho, em Penacova. A Marina de Troia vai também receber esta cerimónia.
Recorde-se que a Bandeira Azul é “um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”.
A lista dos galardoados de 2023 pode ser consultada aqui.