A sua MARCA é uma HISTÓRIA que vale a pena ser contada?, por Diana Laranjeira
A importância de ter uma marca em que os consumidores confiam e de essa marca refletir uma história que possa ser partilhada pelos clientes; o novo conceito de marketing de conteúdo e o brand awareness, são apenas alguns dos temas focados neste artigo por Diana Laranjeira.
Diana Laranjeira
Chief Creative Officer @ UEIP!
diana@ueip.pt
A introdução da tecnologia da informação mudou a forma como as empresas potenciam os seus produtos ou serviços. Vivemos num cenário de crescente interação cliente/marca no espaço digital, que ambiciona captar potenciais clientes e vendas, bem como promover as interações com e das marcas. É-nos exigido uma ampla compreensão dos melhores e mais eficazes métodos de obter clientes. Parece simples, mas é difícil fazê-lo de forma integrada e consistente, especialmente num ecossistema integrado de canais e plataformas, onde os estímulos mudam diariamente. A transformação digital levou a mudanças radicais na forma como as empresas (e as marcas) respondem às expectativas e interesses dos seus stakeholders.
No pós-pandemia, os consumidores irão escolher marcas em que confiam. Este é o património sobre o qual as mesmas podem construir e acrescentar valor, retendo clientes e tornando-os no seu maior ativo. Mas será a sua marca uma história que vale a pena contar e partilhar? Esta é a pergunta de um milhão de dólares, que ganha ainda maior ónus quando refletimos sobre o Turismo. A informação é considerada a força vital da indústria. A procura tem uma estrutura elástica devido à densidade da sua competitividade e à possibilidade constante de substituição do produto pela concorrência. Hoje, as estratégias tradicionais de marketing não são tão eficazes como no passado para os negócios expandirem a sua quota de mercado.
O marketing de conteúdo é um conceito relativamente novo, focado na atração e retenção de clientes, criando e distribuindo conteúdo relevante, exclusivo, valioso, bem produzido e recreativo. Nasce devido à popularidade das atividades digitais, a sobrecarga de informações, o aumento da concorrência e da vontade de atrair e manter o interesse do cliente na marca. Mas, é mais complexo que isso. Não é meramente fornecer informações, é igualmente essencial que as estas sejam relevantes para as necessidades dos consumidores. Criar valor e servir as pessoas.
Os produtos e serviços turísticos são vistos como símbolos de status e importantes na construção de identidade. Os consumidores são motivados a compartilhar suas experiências de viagem em vários meios, como blogs, fóruns, vídeos, avaliações etc., que originam user created content. Antes havia um fluxo unidirecional das marcas para os consumidores, mas agora há criação de conteúdo bidirecional, onde os clientes podem promover uma determinada marca, publicando ou comentando nas plataformas digitais. Uma estratégia de marketing de conteúdo pode alavancar todos os canais de storytelling (offline, online, presencial, mobile, social, etc.), ao ser empregue em todas e quaisquer etapas do processo de compra, desde estratégias orientadas à atenção até às de retenção.
Criar conteúdo bom, atrativo, educativo, divertido e útil é importante, mas não é suficiente. O ponto principal da criação de marketing de conteúdo é distribuir valor e consistência do próprio conteúdo para o público-alvo para impulsionar a compra do cliente. Para tal, é importante divulgar conteúdo usando todos os canais de distribuição digital. É fundamental mesclar um conjunto eficaz de táticas de marketing como: redes sociais, email marketing, publicações em blogs com colaborações, e-books, podcasts, webinares, apresentações, vídeos, white papers e sites corporativos. Nos últimos anos, a indústria das viagens viu a narrativa visual desempenhar um papel cada vez mais importante no marketing de conteúdo. Hoje, existe um conjunto de criadores de conteúdo de viagens que ocupa um lugar influente nas plataformas digitais com conteúdo inspirador, sendo o vídeo a força dominante. No entanto, um fator chave de sucesso para o marketing de conteúdo é poder e saber “contar uma boa história.”.
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo irá permitir o incremento de brand awareness; a geração, conversão e nutrição de leads; a captação de novos clientes; a construção da imagem enquanto líder do setor; o tráfego para o site e a otimização de mecanismos de pesquisa. Mas como sabemos que estamos a contar a história certa? Existem muitas técnicas e critérios para medir e analisar o sucesso do marketing de conteúdo, mas também depende do tipo de objetivos que se deseja alcançar e medir. Acredito que estes são os quatro tipos principais de critérios mais importantes: consumo, partilha, geração de leads e métricas de vendas. A Internet promoveu novas formas de comunicação multidirecional, dando voz aos utilizadores e consumidores. A prova máxima dessa mudança pode ser vista nas redes sociais, onde os utilizadores mudaram de sujeitos passivos para players ativos por meio da cocriação de conteúdo. As marcas têm de criar comunidades para capacitar as palavras dos utilizadores e clientes, incentivar as interações sociais e tornar o user-generated content parte integrante da sua história.