A sofrer de instabilidade: Restauração tem expectativas “moderadas” para Natal e Fim de Ano
A conclusão é de um inquérito efetuado nos dias 12 e 13 de dezembro, a nível nacional, pelas delegações físicas da AHRESP, que indica também que o setor do alojamento turístico permanece forte e tem perspetivas mais otimistas para esta quadra.
As 15 Delegações físicas da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realizaram, entre os dias 12 e 13 de dezembro, um Inquérito Rápido para tomar o pulso ao desempenho dos setores do Alojamento Turístico e da Restauração em 2024 e avaliar as expectativas para a época festiva.
Os resultados destacam que o alojamento turístico continua em alta, com mais de metade das empresas inquiridas a reportar um desempenho superior ao de 2023 e apenas cerca de 1/5 a referir que o ano foi pior do que o anterior. Para a Passagem de Ano, 52% das empresas espera atingir ocupações superiores a 80%.
O perfil dos clientes do Alojamento Turístico revela a predominância de turistas nacionais no Natal e na Passagem de Ano. No mercado internacional, destacam-se os mercados de Espanha, Estados Unidos e França como principais emissores, seguidos pelos Países Baixos, Bélgica e Canadá.
Já no setor da Restauração e Similares, os resultados do inquérito realizado pela AHRESP indicam “um cenário mais heterogéneo, influenciado pela localização dos negócios”, já que os negócios localizados em áreas de maior fluxo turístico apresentam desempenhos mais favoráveis.
Pelas respostas apuradas, 41% das empresas afirma que 2024 foi melhor do que 2023, enquanto metade refere que foi pior ou igual ao ano anterior. Já para esta época festiva, as expectativas são moderadas: 40% das empresas esperam uma procura equivalente à de 2023, enquanto apenas 24% preveem um aumento. Quanto ao volume de negócios, 38% esperam um desempenho positivo, mas 58% acredita que os resultados vão ser apenas suficientes ou que fiquem aquém das expectativas.
Para a AHRESP, “os resultados do inquérito reforçam que levar mais turistas a todas as regiões do país é a solução para equilibrar o desempenho dos setores de Alojamento Turístico e da Restauração e Similares. As regiões com menor atratividade turística precisam de iniciativas estratégicas que as promovam e que fomentem a procura, a única forma de assegurar a sustentabilidade das empresas”.
A Associação frisa que, embora o ano de 2024 tenha sido avaliado de modo geral, como “ligeiramente positivo”, sobretudo no Alojamento Turístico, “os resultados mostram setores marcados por contrastes, dependendo da localização e do tipo de operação”.
Por via disso, a AHRESP reforça a necessidade de diminuir a carga fiscal, no sentido de “promover um ambiente mais amigável e incentivar a fixação de pessoas e de empresas nos territórios de menor atratividade turística”, especialmente naqueles que se encontram mais longe do litoral para que não se agravem as assimetrias regionais.