A partir de Junho TAAG passa a ter 14 voos por semana entre Angola e Portugal
A partir de 15 de junho, a TAAG vai reforçar o número de voos entre Luanda e Lisboa, para além de retomar a ligação ao Porto, mas esta vai ter um modelo diferente, já que o voo fará escala em Madrid.
Ao todo, a companhia aérea angolana, TAAG, vai passar a voar 14 vezes por semana entre Angola e Portugal, com as ligações entre Luanda e Lisboa a aumentarem de sete para 12 voos, a que acrescem dois voos por semana para a cidade do Porto.
O aumento do número de frequências para Lisboa terá início a 15 de junho, data a partir da qual a transportadora aérea angolana passará a operar dois voos diários às segundas, quartas, quintas e sextas feiras e também aos sábados. Já às terças feiras e aos domingos será operado um único voo entre as duas capitais.
Em recente entrevista à agência noticiosa angolana, à ANGOP, o diretor de vendas e distribuição da companhia, António Mutondo, explicou que o aumento do número de frequências para Portugal faz parte integrante da estratégia operacional do programa de recuperação da balança comercial.
Em comunicado, a transportadora explica, também, que o aumento de frequências para vários “destinos internacionais de elevado volume de tráfego”, entre os quais se conta Lisboa, além da Cidade do Cabo e Joanesburgo na África do Sul e Maputo em Moçambique, surge “no seguimentos da sua política de crescimento” e visa “aportar mais valor e opções de mobilidade aos seus passageiros”.
Já em finais de junho, a companhia aérea de bandeira angolana vai retomar as ligações ao Porto. No entanto, este voo, que será operado às quintas feiras e aos domingos, apresenta características diferentes, uma vez que deixará de ser um voo direto para fazer escala em Madrid.
Recorde-se, a propósito, que a companhia aérea angolana suspendeu em março de 2020 os voos para o Porto devido à pandemia. Já para Lisboa, os voos foram retomados em março do ano passado, depois de terem sido interrompidos em Janeiro, também devido à Covid.
Acordo de code-share com a Iberia
De sublinhar, também, que o voo Luanda-Madrid-Porto-Luanda, não será totalmente operado pela TAAG dado que entre Madrid e Lisboa a operação caberá à companhia aérea espanhola, Iberia. “O troço Luanda-Madrid será operado pela TAAG e o troço Madrid-Porto será operado pela companhia área Iberia, à luz do protocolo assinado com a TAAG”, lê-se no comunicado da empresa.
O acordo de code-share e interline entre a TAAG e a Iberia foi assinado no passado dia 5 de maio, tendo em vista o reforço das ligações entre África e a Europa, tendo como principal eixo a rota entre as capitais angolana e espanhola.
De acordo com um comunicado então divulgado pela companhia e citado pela agência angolana Angop, este acordo permite que os passageiros da TAAG oriundos de Luanda e com chegada a Madrid acedam, com um único bilhete, a toda a rede da Iberia nomeadamente na Europa, Américas (sul e norte), para 143 destinos de 43 países. Da mesma forma, os passageiros da companhia aérea espanhola terão acesso, a partir de Luanda, a toda a rede de destinos nacionais e internacionais da TAAG.
À Angop, o diretor de vendas e distribuição da companhia, António Mutondo, recordou que em 2019 a TAAG operava com 100% da sua frota e, até ao primeiro trimestre de 2022, começou a operar apenas com 80%. No entanto, a reabertura e reforço de rotas existentes e o lançamento de novas, permitirá que até ao segundo semestre do corrente ano a companhia volte a operar com toda a sua frota e capacidade.