A ATR teve “um ano bom” e Artur Sousa antecipa que “muito brevemente iremos anunciar uma nova” representada
Apesar de ter havido “coisas que correram mal”, nomeadamente em relação à companhia aérea de bandeira de Israel, Artur Sousa, diretor-geral da ATR faz um balanço positivo do ano 2024, com a Flexible Autos e a Air Transat a serem duas das empresas que mais se destacaram este ano e a entrada da Pegasus Airlines no portfólio de representadas. Para breve, está o anúncio de uma nova representada.
Já que estamos na convenção da Airmet, começava por lhe perguntar como é que estão as relações comerciais entre a ATR e a Airmet?
Estão ótimas, na medida do possível, ou seja, há sempre espaço para crescer mais. Foi um ano muito bom em termos da nossa parceria, entre o agrupamento e várias representadas da ATR, e é uma relação franca, porque não há parcerias que não sejam um win-win, basicamente passa por aí.
Agora estamos na expectativa de nos sentarmos e vermos a negociação para 2025, porque estamos em novembro e uma das razões por que estamos cá, tem a ver com a parceria que temos, desde há longos anos com a Airmet e agora também com a Airventure.
Este ano de 2024 que está a chegar ao fim foi bom para a ATR em termos do mercado no geral?
Para a ATR foi um bom ano, e digo está a ser porque o ano ainda não acabou, embora convenha também dizer que nem tudo correu bem, houve coisas que correram mal, como é normal. Tendo em conta a panóplia de companhias que representamos nem tudo correu bem, e sofremos bastante, com a situação de Israel, nomeadamente, por conta da companhia nacional de bandeira de Israel, a El Al.
No caso particular desta nossa representada, não se trata exactamente de não existir negócio porque a companhia nunca deixou de operar, mas não tem nada a ver com o volume que havia no passado. Nós estávamos com uma evolução muito grande a nível de grupos religiosos e tudo mais, e neste momento isso não existe mais.
Em termos das companhias que representam, qual foi a que se salientou mais?
Na nossa panóplia de companhias continuamos a estar em crescendo e, por exemplo, a Airmet e outros agrupamentos têm sido realmente os parceiros efetivos da ATR e têm acompanhado esse crescimento.
Temos o broker de rent-a-car, que é a Flexible Autos, que tem corrido muito bem. Nós viemos ao evento da Airmet com duas marcas, sem contar com a própria marca da ATR, que é o GSA, nós estamos aqui com o Flexible Autos e com a Air Transat, que foram duas das representadas que mais se destacaram.
Estamos em crescendo no que concerne à Aeromexico, nomeadamente para o mercado corporate, acima de tudo, e estamos a sofrer com o que está acontecendo no Médio Oriente, com a Royal Jordanian, por exemplo.
Mesmo assim, estamos com crescimento, o que é excelente porque continuamos a ter espaço para desenvolver e fazer mais negócio para as representadas. Este ano, conquistámos uma nova representada, que foi a Pegasus Airlines, muito brevemente iremos anunciar uma nova, e isto faz parte da vida de um GSA. O que nos deixa orgulhosos é que continuamos em crescendo, criamos o espaço para crescer, e quando somos o único GSA que está presente num evento como este, é claro que isso significa algo.
“Há dois princípios fundamentais no “Roadshow Os Especialistas”, um é não termos um grande número de participantes expositores, para dar a hipótese de todos falarem com todos, outro é não haver concorrência entre os parceiros – e este figurino não vai mudar”
Apesar de ainda faltar um tempo, vocês já têm tudo programado para o Roadshow d’Os Especialistas?
Quase tudo e vai haver novidades, estamos ainda a finalizar detalhes importantes- Como é conhecido, o nosso Roadshow “Os Especialistas” não é um Roadshow como os outros que existem no mercado porque não tem a ver com o número de participantes, isto sem desmérito para quem quer entrar, aliás temos grande orgulho por haver sempre várias empresas que querem entrar, mas nós não queremos desviar-nos do nosso figurino
O quero dizer com isto é que nós temos um determinado número limite de participantes. Há dois princípios fundamentais no “Roadshow Os Especialistas”, um é não ter um grande número de participantes expositores, para dar a hipótese de todos falarem com todos, outro é não haver concorrência entre os parceiros – e este figurino não vai mudar.
O Roadshow Os Especialistas é uma marca que é detida pela ATR e pela Image Tours, não é um evento para ganhar dinheiro, é um evento para fomentar a venda e a relação com os parceiros do mercado, e portanto, não vamos mudar o figurino de maneira nenhuma. Há uma lista de espera de participantes que querem entrar, e ao dia de hoje posso dizer que vai haver novidades, quer ao nível de parceiros, quer ao nível de cidades.