75º Aniversário da APAVT: Múltiplos eventos vão culminar no congresso em Macau sob o lema “75 anos a olhar o futuro”

A APAVT apresentou esta terça feira, 11 de fevereiro, algumas iniciativas com que vai assinalar o seu 75º aniversário. São eventos que se estendem ao longo de todo o ano e que culminam com a realização do 50º Congresso, de 2 a 4 de dezembro em Macau, sob o tema “75 anos a olhar o futuro”.
“Dar mais visibilidade ao setor, às agências de viagens e aos agentes de viagens” é, segundo afirmou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, durante um encontro com a imprensa esta terça-feira, em Lisboa, o grande objetivo das comemorações do 75º aniversário da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.
A Associação completa 75 anos no próximo dia 30 de março e as celebrações já começaram, concretamente com a entrega da Medalha de Ouro de Mérito Turístico a António Barros da Agência Abreu e com um jantar que juntou antigos presidentes e membros dos corpos sociais da Associação, e vão continuar com variadas ações ao longo de todo o ano.
O culminar das comemorações vai acontecer com a realização do 50º Congresso, em Macau. “O congresso, de 2 a 4 de dezembro, vai ser o culminar das nossas comemorações, onde teremos o Jantar de Gala” de encerramento das celebrações, disse Pedro Costa Ferreira, avançando que “o tema do congresso será “75 anos a olhar o futuro”. Um tema que, explicou, tem muito a ver com a história da Associação porque “em cada momento nós estivemos sempre preocupados com o futuro”.
Tanto assim que, sublinhou, a APAVT foi “a primeira associação a introduzir as questões relacionadas com a sustentabilidade (…) e com a inteligência artificial”, só para citar as mais temáticas mais recentes.
Tanto as duas ações iniciais como o próprio Congresso colocam a tónica na longevidade da Associação: “Desde logo, a primeira palavra que aparece nas comemorações da APAPT é longevidade”, afirmou Pedro Costa Ferreira.
Mas nesta história de 75 anos, outra palavra que aparece sempre, segundo o presidente da APAVT, é “cliente”: “Ao longo dos 75 anos, muitas coisas se passaram, muitas guerras foram travadas, muitos interesses foram defendidos, mas houve uma única palavra, e que acompanhou sempre a Associação, porque acompanhou a atividade. E a palavra é, naturalmente, cliente”, afirmou, lembrando, por exemplo, que foi para ter “clientes mais seguros”, que foi recentemente alterado o site do Provedor do Cliente, uma figura que foi criada pela própria Associação.
Porque esta é uma história de “muitos protagonistas”, de “todos os corpos sociais da APAVT” mas “sobretudo” das “agências de viagens e agentes de viagens que integram as associadas da APAVT”, as celebrações vão incluir “alguns eventos dedicados ao agente de viagens”
Dos “Outdoor Days” aos almoços-debate e encontros com as ERTs
“Já estão marcadas, quer em Lisboa, quer no Porto, sessões de cinema para todos, cinema infantil”, informou Pedro Costa Ferreira, acrescentando que a Associação vai voltar a organizar os “Outdoor Days”, sendo que um destes eventos será provavelmente realizado no Dia do Agente de Viagens, lançado o ano passado pela APAVT.
Também no âmbito das celebrações dos 75 anos da Associação, vão ser promovidos jantares com as sete regiões de turismo. “Esses encontros irão aprofundar o diálogo entre as regiões de turismo e o setor de distribuição, dando a oportunidade às regiões de turismo de apresentarem seus casos e discutirem os principais vetores estratégicos”.
Do lado da APAVT, “a ideia é chamarmos a atenção para o facto de o turismo se fazer ao longo do território, não apenas nas suas regiões mais turísticas. Um dos desafios do país é conseguir diversificar e trazer mais turismo ao território turístico”, explicou Pedro Costa Ferreira.
Entre as muitas iniciativas, está também prevista a realização, pelo menos em Lisboa e no Porto, de almoços-debates com figuras das áreas da economia e da política, em que serão abordados temas como as eleições autárquicas e presidenciais, além de questões macroeconómicas e geoestratégicas porque, segundo o presidente da APAVT “não basta entender a técnica de turismo, não basta perceber o setor, é sempre importante ter algum conhecimento sobre a atmosfera política, macroeconómica e geoestratégica, que está tão premente hoje”.
Voltando ao cliente, ao turista português, neste caso ao turista de outgoing, Pedro Costa Ferreira sublinhou algumas ações recentes da Associação, como a escolha de Marrocos como Destino Preferido e uma ação conjunta com Macau, na FITUR.