69% dos estudantes têm intenção de emigrar, revela estudo
A conclusão é de um estudo desenvolvido o ano passado pela Associação Fórum Turismo tendo em vista conhecer os futuros profissionais, aproximar instituições de ensino ao setor e alertar para eventuais necessidades de mudança de paradigma do ensino turístico e ao mercado de trabalho.
O estudo foi realizado com atuais estudantes de Turismo, de instituições públicas, privadas, secundárias, profissionais e superiores, por meio de inquérito aberto, durante o último trimestre do ano, e revelou importantes insights sobre o futuro do Turismo em Portugal.
Foram abordados temas como razões para os estudantes escolherem estudar Turismo, competências adquiridas durante a aprendizagem, intenções de trabalhar no estrangeiro, futuros objetivos profissionais, entre outras questões. O estudo integral está disponível no site da Associação Fórum Turismo para leitura completa.
“Numa altura em que o setor do Turismo está sedento por mão de obra qualificada, e onde cerca de 8000 estudantes se formam anualmente na área, quisemos entender como será o futuro do setor em Portugal” justifica a Associação Fórum Turismo.
A propósito do estudo, Ivan Ferreira, secretário-geral da Associação refere: “No geral, o ensino turístico português tem bastante qualidade – ainda assim, deve-se apostar mais em abordagens práticas e contínuas, e permitir a possibilidade de personalização dos currículos académicos face aos interesses pessoais – mas as dificuldades na transição da fase académica para o mercado de trabalho são evidentes, com 2 em cada 3 estudantes a admitirem emigrar durante os próximos 5 anos.
Entre os vários fatores apontados, as condições de trabalho incompatíveis com os níveis de qualificação possuídos são a principal causa de ansiedade nos futuros profissionais do setor. Segundo o mesmo responsável, esta está inclusive a pôr em causa a sustentabilidade do Turismo em Portugal, com a queda da cultura da “arte de bem receber”, que sempre foi considerada uma distinção de valor acrescentado face a destinos concorrentes de Portugal
“São, por isso, necessárias e urgentes ações que valorizem e retenham os recursos humanos qualificados, para continuar a incrementar a qualidade do serviço prestado aos turistas que nos visitam”, defende a Associação Fórum Turismo.