68% das agências de viagens até cinco anos “moram” em Lisboa, Faro e Porto
Os últimos anos foram férteis na constituição de novas agências de viagens, tanto assim que, segundo dados do Insight View da Iberinform, 44% das agências foram constituídas nos últimos cinco anos, sendo que 68% destas “nasceram” em Lisboa, Faro e Porto.
Longe ainda dos níveis de negócio de 2019, diz o mesmo estudo, o certo é que as dificuldades trazidas pela pandemia não afrouxaram a constituição de agências de viagens, tanto que 44% das actualmente existentes abriram nos últimos cinco anos – e entre estes estiveram dois de pandemia, em que a actividade turística parou.
O setor é, aliás, composto por empresas jovens, com o estudo a referir que 25% das agências foram constituídas nos últimos seis a 10 anos. Empresas mais antigas, com 11 a 15 anos, representam 11%, enquanto aquelas com 16 a 25 anos e as que têm mais de 25 anos representam individualmente 10%, aponta o Insight View agora publicado.
Segundo este estudo, “uma análise agregada das contas oficiais” do setor das agências de viagens e operadores turísticos mostra a sua “elevada dependência de financiamento externo, que representa 79% do total das suas fontes de financiamento, e uma baixa qualidade da dívida, uma vez que 62% dos fundos emprestados vencem a curto prazo”.
Ainda assim, nos últimos anos, continua o relatório, devido a hábitos de consumo associados à Internet, as agências de viagens tiveram que reinventar-se, agilizar e simplificar procedimentos, apostar nas recomendações de clientes, no aconselhamento especializado e na redução dos custos.
Ao nível da dimensão, este é um setor em que praticamente não existem grandes empresas, nem sequer médias, diz o estudo que conclui que “91% são microempresas, uma percentagem que sobe para 99% se acrescentarmos também as pequenas”.
Segundo os dados fornecidos pelo Insight View, Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os distritos com mais agências de viagens, seguidos de Setúbal (6%) e Madeira (5%). Os restantes distritos nacionais contabilizam os 25% de agências remanescentes.