57% dos britânicos já marcaram férias no exterior

O número foi avançado pela ABTA que o considera revelador do aumento de confiança no mercado à medida que são levantadas as restrições às viagens. Face a 2019, as intenções de viagens para Portugal registam um aumento de 30%.
De acordo com os resultados da última pesquisa de mercado efetuada pela ABTA, 57% dos britânicos já têm férias no exterior marcadas para os próximos 12 meses, quando em outubro último eram 44%. Esses números estão próximos dos níveis registados antes da pandemia e, segundo a associação britânica dos agentes de viagens, a confiança para viajar está a aumentar à medida que as restrições diminuem.
Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia Espanha, continuam a ser os destinos favoritos dos turistas do Reino Unido, mas a análise da ABTA sobre intenções de viagem mostra que outros destinos estão a subir no ranking, em comparação com o ano de 2019.
O destino que mais cresce nas intenções de viagens face a 2019 é o Egito, com +87%, seguindo-se Malta (+51%), Emirados Árabes Unidos (+31%), Portugal (+30%) e México (+26%).
Trata-se, sobretudo, de destinos de sol e praia, com uma boa oferta de lazer e que oferecem uma panóplia de produtos turísticos. Além disso, de acordo com a ABTA, são também destinos que não colocam entraves à entrada dos turistas britânicos, além do certificado de vacinação ou prova de recuperação da doença Covid-19.
A ABTA assinala também o regresso de muitos clientes às agências de viagens para planeamento das suas férias. As razões são várias, a começar pela segurança que as agências de viagens transmitem e pelo facto de estas poderem prestar infirmações credíveis sobre as regras de viagens que vigoram nos diferentes destinos turísticos.
Os dados da ABTA mostram, nomeadamente, que há mais 39% de hipóteses de os viajantes recorrerem às agências de viagens para efetuarem as suas reservas do que antes da pandemia. Sobre os resultados deste inquérito, realizado quando foi anunciado o fim das restrições de viagens no Reino Unido, o CEO da ABTA, Mark Tanzer, afirmou que “embora ainda não tenhamos voltado aos níveis pré-pandemia, a nossa pesquisa mostra claramente que a confiança do consumidor está a voltar e que a situação está a melhorar para o nosso setor”.