43.º Festival Nacional de Gastronomia arranca a 17 de outubro em Santarém
Santarém recebe a 43ª edição do maior festival gastronómico do país, entre 17 e 27 de outubro, na Casa do Campino. Sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro”, esta edição convida o público a descobrir Santarém enquanto prova Portugal.
Um concurso que coloca à prova oito cozinheiros, de diferentes regiões, que terão como desafio privilegiar os ingredientes locais nas suas receitas, gravações do programa de televisão MasterChef, Cozinha Makro, Praça Confagri, Lounge Repsol, artesanato, restaurantes, vinhos, produtos regionais, show cooking, street food, e muita animação, são algumas das ofertas do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
Reconhecido como o evento gastronómico de maior representatividade nacional, o festival continua a afirmar-se como o ponto de encontro por excelência para os amantes da cozinha tradicional portuguesa, ao unir diferentes regiões do país e enaltecer o património culinário de norte a sul.
A cerimónia de abertura, no dia 17 de outubro, contará com a presença do presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, do chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém, e dos parceiros que apoiam este evento que incluirá também a entrega do Prémio Armando Fernandes, uma distinção da Academia Portuguesa de Gastronomia, que homenageia o escritor e promove obras dedicadas à culinária tradicional e ao património gastronómico português.
“É para nós um orgulho ter o chef Rodrigo Castelo neste projeto ambicioso de, a cada ano, continuar a promover o Ribatejo, os seus produtos, as suas tradições, e a sua oferta turística, para o que muito veio contribuir a distinção do restaurante do nosso embaixador, o Ó Balcão, pelo Guia Michelin, que este ano foi galardoado com uma ´estrela Michelin´, e uma ‘estrela verde’, que destacou internacionalmente o extraordinário trabalho do chef no campo da sustentabilidade”, sublinha João Teixeira Leite.
Numa reorganização geral do espaço da Casa do Campino, para melhor acolher os visitantes, e maximizar a sua experiência, o Salão Nobre, no primeiro piso, será inteiramente dedicado aos vinhos de todas as regiões do país, e dinamizado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinhos. No espaço entre as Cavalariças, passará a estar a área dedicada aos fumeiros. Como habitualmente, a mostra de artesanato estará nos claustros.
Na zona de restauração estarão 12 restaurantes representando diversas regiões do país, como o Académico (Bragança), Do Dia p’ra Noite (Santa Cruz – Madeira), O Lampião (Évora), Aleluia (Nazaré), O Costa (Vila Real), Tentações da Montanha (Boticas), Torres (Vila Verde), Temudus (Coimbra), José do Rego (Açores), Casa Caetano (Arouca), Carnealentejana (Lisboa) e o Mosteiro do Leitão (Batalha). Diariamente, o festival convida a provar a melhor doçaria, os vinhos, os fumeiros, entre outras iguarias, além da mostra de artesanato e showcookings.
O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém funcionará diariamente das 12h00 às 24h00, com a zona lounge aberta até às 02h00 às sextas e sábados. No dia de encerramento, 27 de outubro, o evento estará disponível das 12h00 às 19h00. O preço da entrada será de 2,50€, sendo gratuita durante os dias de semana até às 18h00.