4.º SUTUS by Les Roches bateu recorde de participação

A 4.ª Cimeira Universal de Turismo Espacial e Subaquático (SUTUS 2023), organizada pela Medina Media Events e pela Les Roches, bateu um recorde de participação em relação às edições anteriores. Alguns dos projetos mais ambiciosos do planeta foram apresentados a 552 profissionais e estudantes.
Carlos Díez de las Lastra, diretor-executivo da Les Roches, anunciou que “no próximo ano, iremos acolher o SUTUS nos campus da Les Roches em Marbella e na Suíça. Isto irá solidificar ainda mais a nossa liderança em conferências globais destes sectores”.
Seis agências espaciais internacionais marcaram presença na cimeira, que serviu de plataforma para dar a conhecer os planos atuais e futuros da Agência Espacial Espanhola (AEE). Um dos desenvolvimentos mais destacados foi a participação de Espanha no programa ARTEMIS da NASA, que tem como objetivo enviar a primeira mulher à Lua em 2025.
Álvaro Giménez Cañete, delegado especial do Governo para a AEE, sublinhou também, que “as viagens espaciais estão a tornar-se cada vez mais prováveis e acessíveis; por conseguinte, o papel das agências espaciais é promover a sua segurança e regulamentação”.
Nesta edição do SUTUS by Les Roches foram ainda apresentados projetos inovadores que irão revolucionar o mundo das viagens espaciais. Um dos mais cativantes foi o primeiro hotel espacial do mundo, que deverá abrir portas em 2025. Trata-se de um alojamento de luxo com capacidade para 28 pessoas, com gravidade ajustável para proporcionar conforto e acessibilidade aos seus futuros hóspedes.
As viagens espaciais sustentáveis e seguras serão possíveis a partir de 2025, graças à empresa espanhola HALO Space, que oferecerá voos comerciais para a estratosfera com zero emissões.
Carlos Mira, diretor-executivo da HALO Space, explicou o seu principal produto avançando que será “uma cápsula com capacidade para nove pessoas, que permite aos passageiros desfrutar de vistas incríveis do espaço e da majestosa curvatura da Terra numa viagem que dura entre 4 e 6 horas”.
Guillermo Söhnlein, cofundador e CEO da Humans 2 Venus, prevê o estabelecimento de uma colónia humana permanente na atmosfera de Vénus até 2050: “Estabelecer a presença humana na atmosfera de Vénus é um objetivo a longo prazo que pode demorar um século ou mais. Mas, a curto prazo, poderíamos construir pequenas estações flutuantes na sua atmosfera.”
John Spencer, fundador da Sociedade de Turismo Espacial em Los Angeles (EUA), também redefiniu o conceito de nave espacial no SUTUS 2023: transformou-o num elegante super iate cósmico chamado “Destiny”. A sua visão inclui uma luxuosa embarcação de mil milhões de dólares que navegará pela órbita da Terra, proporcionando aos seus passageiros vistas espetaculares do nosso planeta.
“A segurança é crucial na indústria espacial, e as pessoas estão dispostas a treinar e a correr riscos para terem uma experiência transformadora”, afirma Spencer. Boris Otter, presidente e fundador do Turismo Espacial Suíço, com formação de cosmonauta na Rússia, lançou a missão espacial SST-6 (Swiss Space Tourism-6), que o levará, juntamente com cinco outros membros da tripulação, a atravessar a linha Kárman, situada a 100 quilómetros de altitude.
O neto do lendário explorador francês Jacques Cousteau e fundador e diretor executivo do Proteus Ocean Group, Fabien Cousteau, revelou os últimos pormenores da sua “Estação Espacial Oceânica” PROTEUS: “Teremos um estúdio de produção de transmissão ao vivo de última geração, como Hollywood, para que possamos chegar a qualquer pessoa no mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana, e partilhar com eles o que está a acontecer em tempo real.”
Esta imensa plataforma subaquática será submersa nas águas das Caraíbas ao largo de Curaçao, a uma profundidade de 20-25 metros, e os cientistas e turistas começarão a visitá-la em 2027.
Outro projeto subaquático apresentado nesta edição do SUTUS by Les Roches foi apresentado pelo aventureiro Karlos Simón, fundador e diretor executivo da Karlos Simón Viajes y Expediciones. Simón explicou as viagens exclusivas oferecidas pela sua agência, sempre com ele como companheiro e instrutor. Estas incluem experiências de mergulho extremas com tubarões-tigre de cinco metros de comprimento em locais exclusivos como as Bahamas.
Recorde-se que o SUTUS 2023 by Les Roches, sob o tema “Turismo para além das fronteiras naturais”, contou com o apoio do Conselho de Turismo da Junta da Andaluzia, Turismo e Planeamento da Costa do Sol, Câmara Municipal de Marbella, Fundação para o Progresso e a Saúde da Secretaria Regional de Saúde e Consumo da Andaluzia, HALO Space, Marchica Med, ABOVE SPACE, Karlos Simón Viajes y Expediciones e Alanda Marbella Hotel 5*.