30.ª Arabian Travel Market tem presença de 10 operadores turísticos portugueses

A principal feira de turismo dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Arabian Travel Market, realiza a sua 30.ª edição entre 1 e 4 de maio, no Dubai. No certame estarão alguns dos principais operadores turísticos portugueses: Exótico Online, Lusanova, Nortravel, Pinto Lopes Viagens, Quadrante, Sonhando, Solférias, Soltrópico, TUI Portugal e YOU Tour Operator.
Sob o tema “Trabalhar em Direção ao Net Zero”, a feira contará com 2.000 expositores, de mais de 150 países e cerca de 34 mil participantes, num espaço que reúne a comunidade global de viagens, turismo e hospitalidade.
Realizada no Dubai World Trade Centre em colaboração com o Departamento de Economia e Turismo do Emirado, a conferência desta edição constituirá mais uma vez uma componente central da Arabian Travel Week dos EAU.
Vasyl Zhygalo, diretor-geral da RX Middle East e diretor da WTM, IBTM e RX, destaca que “a sustentabilidade é cada vez mais importante para a indústria de viagens e, em todos os eventos WTM e IBTM, nunca foi tão importante para o setor interagir com o tema da ATM 2023, “Trabalhar em direção ao NET Zero” e explorar a vasta gama de tendências e oportunidades de negócios apresentadas em torno deste tópico no certame”.
Também Danielle Curtis, diretora da Exposição ME, Arabian Travel Market, sublinha que a ATM 2023 “fornecerá uma plataforma para uma gama diversificada de oradores do setor público e privado, todos vão apresentar visões especializadas sobre as tendências de viagens sustentáveis, turismo responsável e uma série de outras questões críticas para o setor”.
A edição de 2023 conta com um aumento de 27% no número de expositores participantes face ao ano passado. Este crescimento é mais acentuado na participação de expositores do Médio Oriente, cuja representação será 24% maior do que em 2022, Europa (17% maior), Ásia (15% maior) e África (8,5% maior). Os setores de Travel Tech e hotéis da ATM também registaram um crescimento anual considerável, com uma expansão de 62% e 37,5%, respetivamente.
Para assinalar a sua 30ª edição, a ATM irá promover um compromisso de sustentabilidade concebido para reforçar o empenho da RX na realização de eventos sustentáveis através da utilização de materiais amigos do ambiente, da eliminação de plásticos de utilização única e de outras iniciativas inovadoras.
Issam Kazim, CEO do Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, considera que “é adequado que o tema do ATM deste ano se centre na sustentabilidade para construir um futuro melhor para o turismo. Para nós, este tema assume um significado ainda maior, uma vez que 2023 é o Ano da Sustentabilidade dos EAU e o Dubai acolherá a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas”, acrescentando que o Dubai “deu passos significativos nesta área, com estratégias para reduzir a pegada de carbono e criar uma indústria do turismo mais consciente do ambiente, alinhada com a ambição da nossa liderança visionária de fazer do Dubai a melhor cidade do mundo para visitar, viver e trabalhar. À medida que o ímpeto continua a acelerar nos segmentos globais de turismo e MICE, congratulamo-nos com a procura de uma abordagem mais evoluída, colaborativa, inclusiva e de longo prazo para o crescimento e práticas sustentáveis do setor.”
Este ano marca também o regresso da International Luxury Travel Market (ILTM) Arabia, que explorará as tendências e oportunidades do turismo de luxo. Vão existir também sessões da International Tourism & Investment Conference (ITIC), da International Congress and Convention Association (ICCA) e da Global Business Travel Association (GBTA).