20º aniversário Bestravel: Carlos Baptista destaca papel “fundamental” das pessoas para a longevidade da rede
Há 20 anos, no dia 10 de maio, nascia a Bestravel. A data foi assinalada na sexta feira, dia 12, numa festa que reuniu franchisados, parceiros de negócio e entidades oficiais, além de responsáveis e profissionais que estiveram na constituição da rede e em momentos marcantes, contribuindo ao longo dos anos para que a Bestravel seja hoje uma marca prestigiada e de relevo no mercado.
Porque são as pessoas que fazem as empresas, foi por aquelas que foram “fundamentais para o início deste projeto” que Carlos Baptista, administrador da Bestravel, começou a sua intervenção na festa que assinalou o 20º aniversário da rede.
Num discurso que foi feito de memórias do caminho trilhado ao longo das suas duas décadas, e de agradecimentos, Carlos Baptista começaria exatamente pela constituição da rede. “Quero deixar esta nota de agradecimento pelas pessoas, quer seja pela equipa que cá está como por todos os que passaram por esta casa e a foram construindo nestes 20 anos”, afirmaria.

Começou, por isso, por citar dois dos sócios fundadores, que continuam a ser franchisados, “e mostram aquilo que é a longevidade do projeto”: Júlio Mateus (que faria uma intervenção em que contou a história da formação da Bestravel) e Francisco Pereira.
Mencionou também João Barbosa, Margarida Blattmann, João Mesquita e Fernando Gonçalves, pessoa “a quem devemos agradecer o registo da marca”, para recordar que foram estas e outras pessoas que “se juntaram num momento complicado na vida de várias agências e lançaram um projeto que na altura fez todo o sentido, um projeto com bases fortes, diferenciador, com fatores essenciais para se distinguir na distribuição nacional”.
12 anos no universo Newtour
Em 20 anos, vários foram os momentos fundamentais no percurso da Bestravel, como o que aconteceu há quase 12 anos, quando passou a integrar o universo Newtour. Neste sentido, frisou o papel fundamental de Tiago Raiano e Eduardo Machado, sócios da Newtour que “desde o primeiro momento olharam para este projeto de forma estratégica e sempre o apoiaram nos momentos difíceis”, sendo “uma das bases mais fortes” para que a Bestravel seja hoje o que é.
Figura incontornável neste caminho foi Miguel Fonseca, falecido há 10 anos, e recordado com emoção na intervenção de Carlos Baptista pelo papel fundamental que desempenhou na transição da Bestravel para o grupo Newtour. “Não posso deixar de referir uma pessoa que foi, desde o primeiro momento, um entusiasta deste projeto, o Miguel Fonseca” que “começou um novo ciclo, um ciclo bonito”, vincou.
Sobre o papel da Newtour dentro da Bestravel, afirmou que “se pautou sempre por uma intervenção com grande responsabilidade e sustentabilidade do projeto, tanto para master como para franquias”. Sublinhou também que a Newtour “desde cedo iniciou um período de transformação, começando por uma forte restruturação”, um trabalho que, recordou, “foi feito pelo meu antecessor na administração, Carlos Neves”, a quem também deixou uma palavra de agradecimento.


Porque foram muitas as pessoas que têm vindo a construir a Bestravel, Carlos Baptista destacou mais alguns nomes, como “Nuno Paixão, Luís Henriques, Nuno Almeida, Ricardo Teles, Ana Avelar, Aline Pardal, Rute Penha, Rute Ribeiro, Sofia, toda a equipa de marketing, uma equipa muito presente, que sempre se pautou por traduzir aquilo que é a estratégia da marca em benefício de todas as agências”, reconheceu.
Uma rede madura
Mais recentemente, a pandemia foi um momento “totalmente disruptivo” que afetou negativamente o negócio das agências de viagens como nenhum outro, mas foi também, considerou o responsável, um período que “a rede Bestravel passou com alguma distinção” e que “serviu para validar aquilo que é o modelo que temos implementado”.
Sublinhando que “21 das nossas 45 lojas têm mais de 15 anos de Bestravel”, num “sinal claro de maturidade e do trabalho que temos vindo a fazer ao longo do tempo e do trabalho e apoio do master”, o administrador defendeu que “a simbiose entre estes dois mundos fez com que saíssemos da pandemia mais fortes” e permitiu estar agora “a receber os frutos não só do trabalho de 20 anos, mas também desse momento”. Frutos que se materializaram, por exemplo, no facto de a Bestravel ter sido este ano reconhecida como Marca Nº1 da Escolha do Consumidor.
“Estamos claramente num momento de maturidade do projeto”, declarou, voltando a frisar que tal só foi possível devido ao “trabalho de todas as pessoas nestes 20 anos”, incluindo no seu agradecimento todos os parceiros de negócio.
Júlio Mateus, sócio fundador da Bestravel e o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, também intervieram na festa do 20ºaniversário da rede, que terminou com a atuação da cantora Marisa Liz.










