20ª marca do Grupo: IHG Hotels & Resorts adquire marca Ruby e aponta à expansão global

O InterContinental Hotels Group PLC (IHG) anunciou a aquisição da Ruby, uma marca premium de lifestyle urbano, por uma contrapartida inicial de 110, 5 milhões de euros. O grupo pretende agora expandir aquela que é a sua 20ª marca, por todo o mundo e instalá-la nos EUA até final de 2025.
Fundada em 2013, a marca Ruby, da Ruby SARL, opera atualmente 20 hotéis (3.483 quartos) nas principais cidades da Europa e tem outros 10 hotéis em desenvolvimento (2.235 quartos). Existem 9 hotéis abertos na Alemanha (em Colónia, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Estugarda), 3 no Reino Unido, em Londres, 3 na Áustria (Viena), 2 na Suíça (Genebra e Zurique) e 1 em Itália, Irlanda e Holanda. Os hotéis em desenvolvimento deverão ser inaugurados nos próximos três anos em mais cidades europeias, incluindo Edimburgo, Marselha, Roma e Estocolmo.
Sublinhar que a IHG comprou a marca e a propriedade intelectual mas não a empresa operacional do vendedor, a qual continuará a operar os hotéis já abertos bem como hotéis futuros que desenvolva sob a mesma marca.
“A nossa 20ª marca, a Ruby irá alargar o apelo do IHG aos viajantes modernos e focados no estilo de vida, e oferece aos proprietários de hotéis um conceito de hotel premium altamente adaptável e com uma boa relação qualidade/preço, num segmento da indústria caracterizado por elevadas barreiras de entrada e restrições de espaço, frequentemente chamado na indústria de “micro urbano””, sublinha a IHG em comunicado.
A IHG espera expandir a marca com outros proprietários de hotéis na Europa e em todo o mundo e avança o objetivo de ter a marca Ruby pronta para desenvolvimento nos EUA até ao final do ano.
A contrapartida de compra de 110,5 milhões de euros para a IHG adquirir a marca Ruby e a propriedade intelectual relacionada consiste num pagamento inicial de 109,9 milhões de euros que foi pago na conclusão da transação e um pagamento fixo diferido de 0,6 milhões de euros a pagar após aproximadamente metade dos hotéis terem aderido ao sistema da IHG.
Como parte do acordo de master franchising e desenvolvimento com a Ruby, as taxas de franchising iniciais a receber pela IHG dos atuais 20 hotéis abertos e do atual pipeline de 10 hotéis (que deverão ser inaugurados até ao final de 2027) deverão ser de aproximadamente 8 milhões de dólares em 2028, o que seria o primeiro ano completo em que todos os 30 hotéis estariam no sistema da IHG.
Tendo em conta o desenvolvimento adicional do vendedor para abrir mais hotéis para além do seu pipeline atual, juntamente com os planos da IHG para expandir a marca Ruby, as taxas de franquia até 2030 deverão ser superiores a 15 milhões de dólares. Os hotéis abertos, em pipeline e futuros hotéis Ruby operados pelo vendedor celebrarão contratos de franchising individuais com a IHG e pagarão royalties à IHG.
A integração de todos os 20 hotéis Ruby atualmente abertos no sistema do IHG deverá começar no final de 2025 e estar concluída até 31 de março de 2026.