11.º Congresso da APECATE com programa dinâmico e diversificado
A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos vai organizar o seu 11.º Congresso, de 1 a 3 de fevereiro, em Elvas e Campo Maior. Sobre o tema “Encarar, Refletir e Avançar” este fórum vai centrar-se nos efeitos que a atual conjuntura tem vindo a exercer sobre o setor do Turismo.
Durante três dias, empresários, em particular organizadores de Congressos, Eventos e atividades de Animação Turística, poderão ficar a par das opções e caminhos que terão de desbravar para construir o seu futuro. Assim, o primeiro dia do Congresso terá lugar no Auditório de S. Mateus, em Elvas, a partir das 9h00 para a Acreditação, estando a sessão de abertura marcada para as 10h00, com a presença de António Marques Vidal, presidente da direção da APECATE, Rondão Almeida, Comendador e presidente da Câmara Municipal de Elvas, Vitor Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
O dia de trabalhos arranca com o painel “Sustentabilidade e Turismo”, pelas 11h30, numa reflexão sobre o carácter transversal da sustentabilidade e os critérios que permitem aferir o compromisso das empresas com os seus valores e objetivos, com a participação de Miguel J. Martins, parceiro de sustentabilidade da Grosvenor House.
A partir das 14h30, destaque para o segundo painel do dia, com o tema “O Desafio dos Eventos”. Rui Ribeiro (QSP), Luis Montez (Música no Coração), Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), Paula Almeida (Factor Chave) são os convidados deste painel moderado por Rui Ochoa, da EventPoint.
Pelas 17h00 segue-se o painel 3 “Caminhos da autorregulação”, que conta com a participação do jurista Adolfo Mesquita Nunes e do professor Atílio Forte, num debate moderado por António Marques Vidal (APECATE) e que responderá à questão: “Que procedimentos nos cabe desenvolver para que cada setor de atividade económica promova modelos credíveis de autorregulação?”.
Um primeiro dia de trabalhos que termina com um jantar e a entrega de Prémios APECATE, a partir das 20h00.
No dia 2 de fevereiro, os trabalhos prosseguem no Auditório de S. Mateus, em Elvas, com o painel 4, às 9h30, com o tema “Contributos da Cooperação Transfronteiriça para a criação de valor na oferta turística”. Paula Calado, vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Luís Fernando Martins Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ignacio Gragera Barrera, alcaide do Ayuntamiento de Badajoz participam nesta mesa-redonda moderada por José Santos, da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo.
Pelas 11h00, o painel 5 “Valorizar, partilhar, reforçar os destinos do interior”, aborda o facto de “apesar de algumas experiências bem-sucedidas na valorização do interior, sobretudo ao nível do Turismo, não há desenvolvimento se não se reforçarem, com urgência, os pilares que sustentam a qualificação dos territórios, em primeiro lugar para quem os habita. Como definir prioridades e avançar?”. Na mesa-redonda estarão Manuel Moreno, presidente da CETEX, Confederação Empresarial de Turismo da Extremadura, Luis Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., numa moderação da jornalista Conceição Antunes.
A partir das 15h00 destaque para o programa social em Elvas, com várias visitas ao património daquela cidade e a Badajoz.
No terceiro e último dia, os trabalhos têm lugar no Centro Cultural de Campo Maior, com o painel 6, a partir das 9h30, com o tema: “Património, uma “matéria-prima” incontornável dos produtos turísticos com futuro.
O dia prossegue com o sétimo painel, às 11h00, “Perspetivas improváveis”, onde serão colocados três contributos “fora da caixa”, porque segundo o programa deste Congresso “pensar além resulta sempre em melhor aquém”. Para depois às 12h30 ter lugar a sessão de encerramento deste 11.º Congresso APECATE.