1.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural arranca em fevereiro na Sertã
A Casa da Cultura da Sertã é o local escolhido para receber aquele que será o 1.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural, nos dias 10 e 11 de fevereiro.
Um encontro, que segundo Cândido Mendes, da Associação Hotéis Rurais de Portugal, entidade organizadora do evento, será dedicado ao setor e às empresas turísticas que atuam em meios rurais, numa altura em que se regista um “salto quantitativo e qualitativo” deste subsector turístico em Portugal.
Na opinião do mesmo responsável “esta atividade turística é muito transversal, pelo que o encontro tem de ter o envolvimento do alojamento, da restauração e da animação turística”.
Durante a apresentação do encontro, que decorreu na Sertã, Adriana Rodrigues, do Turismo Centro Portugal, sublinhou que “o turismo em espaço rural ganhou força enquanto conceito e passou a fazer parte das estatísticas e conquistou o seu próprio espaço. O seu crescimento, em pouco mais de três décadas, foi exponencial”, acrescentando que segundo dados da Pordata referentes a este subsector do turismo, atualmente “há cerca de 24 mil camas em turismo rural” no país.
O 1.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural arranca dia 10 de fevereiro pelas 9h00, com a sessão de abertura, seguindo-se o primeiro painel às 10h15 com o tema “Desafios do futuro do Turismo em Espaço Rural”. A partir do meio-dia decorrem duas apresentações: “Novas tendências na alimentação” e “Projetos de investimento e fundos europeus”.
A parte da tarde está reservada ao segundo painel “Valorizar o turismo sustentável em espaço rural” às 14h30, seguindo-se uma hora mais tarde às “TER talks – A formação e as pessoas”. O dia encerra depois da apresentação “Atividade turística – Animação cultural e musical”.
O segundo dia de trabalhos tem início às 9h30 com o Painel 3 “A importância da animação turística/eventos para o TER”, seguindo-se pelas 12h00 duas apresentações: “Otimização dos recursos e melhoria dos serviços” e “Tradição e/ou inovação da gastronomia e vinhos de Portugal”. Às 15h00 lugar ainda para o Painel 4 “Marketing digital – Melhor comunicação = Mais vendas”.
Os bilhetes para a participação neste encontro estão à venda até 19 de janeiro por 30€ (2 dias) ou 60€ (2 dias com 2 almoços). Numa segunda fase (de 20 de janeiro a 9 de fevereiro), o preço dos bilhetes será de 35€ (2 dias) e 65€ (2 dias com 2 almoços). Numa terceira fase, os bilhetes terão de ser comprados no local do evento (10 e 11 de fevereiro) e terão custo de 40€ (2 dias), a opção 2 dias com 2 almoços terá um preço definido mediante disponibilidade.